Endereços:

Instagram: @prospero.universo @dr.joao.oliveira.oficial Web: joaooliveira.com.br

domingo, 7 de setembro de 2008

Um Dia Feliz

         Para podermos avaliar, de maneira correta, se tivemos ou não, uma vida feliz, precisamos esperar o fim dela. Isso seria um grande desperdício de tempo e, provavelmente, de momentos felizes.

         Em primeiro lugar eu e você estamos felizes agora! Sim, pois caso alguma coisa estivesse de fato lhe perturbando, ou a mim, não estaríamos dedicando nosso tempo a este texto.

         O estar feliz é bem diferente do estar eufórico! Eufórico é quando o time marca um gol, quando recebemos o primeiro beijo do nosso amor (melhor ainda é quando ficamos assim em todos os beijos), quando conseguimos algo que nos foi suado, querido, desejado e, principalmente, demorado. Ficar eufórico o tempo todo é distúrbio e necessita de atenção especial.

         Ser feliz é a normalidade! O equilíbrio! Não é tão fácil assim de se notar. De fato só percebemos a felicidade no futuro: a desejada. Ou no passado: a perdida. Lembra? Como fomos felizes no verão de 84? E se nós conseguirmos aquele salário? Nossa... aí mesmo é que seremos muito felizes...não é?

         Claro que não!

         Isso não ocorre porque o desejo do homem é imaterial, não existe fisicamente nada que desejamos em nossa mente (isso rende uma conversa longa e podemos deixar para outra oportunidade) então nada alcançado, de forma material, vai satisfazer de todo o nosso desejar, que é contínuo e só termina quando a vida nos deixa. Por isso nunca alcançaremos essa felicidade plena planejada. No máximo muitos bons momentos de euforia.

         Por isso, preste atenção neste momento! Você está feliz! Não será apenas no futuro, pode ter sido no passado,  mas, agora, neste exato instante, você é feliz! Se, por um acaso ou outro da vida, algo aconteceu e lhe deixou angustiado, procure planejar uma saída desta situação. Se você consegue fazer isso, mesmo que seja apenas no plano mental, você já é feliz! Tem gente que não consegue, ao menos, entender esses símbolos gráficos que para nós carregam tanta informação.

Por falar nisso, não está um dia lindo lá fora?

João Oliveira -  Psicólogo CRP 05/32031

 

Nenhum comentário: